Há 25 anos, no dia 15 de janeiro de 1988, o Rio Grande do Sul perdia um de seus grandes intelectuais, o escritor, advogado e jornalista Clodomir Vianna Moog.
Nascido em São Leopoldo em outubro de 1906, aos 11 anos Vianna Moog veio para Porto Alegre estudar no Colégio Júlio de Castilhos.Em 1926, passou a trabalhar como agente fiscal e aos 24 anos formou-se em Direito. Atuou como jornalista trabalhando no Jornal da Noite e mais tarde tornou-se diretor do jornal Folha da Tarde.
Autor de ensaios consagrados e romances premiados Vianna Moog teve ativa participação na vida política de sua época. Fez parte da campanha da Aliança Liberal e lutou na Revolução de 30. Em seus artigos no Jornal da Noite combateu o Tenentismo. Em 1932, durante a Revolução Constitucionalista Vianna Moog foi preso e exilado na Amazônia. (...)
Para ouvir o comentário veiculado no programa Cultura na Mesa da rádio FM Cultura, 107,7, de Porto Alegre em janeiro de 2013, clique aqui: http://www.4shared.com/mp3/XyrPXl8i/DENISE_VIANNA_MOOG.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários