sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Corações Sujos


Em 1945, quando a Segunda Guerra acabou, havia no Brasil uma grande colônia japonesa, a maioria em São Paulo e no Paraná. Os súditos do imperador Hiroíto, afastados de sua terra natal, negaram-se acreditar nas notícias da rendição japonesa. Dentro da colônia, uma sociedade secreta chamada Shindo Renmei promovia a propaganda da vitória japonesa e perseguia os que acreditavam na capitulação, chamando-os de derrotistas e corações sujos.
Os fanáticos da Shindo Renmei perseguiram seus conterrâneos e causaram um clima de terror e mortes na colônia japonesa dos anos 40.
Esta história, ficou conhecida quando o jornalista Fernando Morais lançou em 2000 seu livro Corações Sujos, onde pesquisou a trajetória da Shindo Renmei e os acontecimentos do período.
Agora, em breve chegará aos cinemas o filme de Vicente Amorim baseado no livro de Fernando Morais e também intitulado Corações Sujos. O filme, embora seja uma história de amor, tendo como pano de fundo a questão da Shindo Renmei, trás para um público maior, tanto aqui no Brasil como no próprio Japão, esta história ainda pouco conhecida. (....)
Para ouvir o comentário completo veiculado no programa Cultura na Mesa da FM Cultura, 107,7, no dia 26/10/2011, acesse aqui: http://www.baixa.la/arquivo/3193533   

Um comentário:

  1. Aguardarei ansiosa para assistir e conhecer mais sobre essa cultura tão diferente...

    ResponderExcluir

Comentários