terça-feira, 27 de setembro de 2011

Biografia em quadrinhos de Fidel Castro

Mês passado, no dia 13 de agosto, o líder cubano Fidel Castro completou 85 Anos. Embora afastado da vida pública há cinco anos por problemas de saúde, após ter governado Cuba por 49 anos, Fidel ainda é uma figura importante para o regime cubano.
Líder revolucionário da guerrilha que, a partir da Sierra Maestra, tomou a ilha de Cuba e depôs o ditador Fulgêncio Batista, Fidel Castro assumiu o poder em janeiro de 1959.
Desde 2006, após uma cirurgia da qual não se recuperou muito bem, ele foi afastando-se do governo e em 2008 passou o poder a seu irmão Raul Castro. Aposentado em casa, Fidel dedica-se atualmente a escrever artigos sobre problemas mundiais, divulgados na imprensa oficial cubana.
Nas últimas semanas correram vários rumores especulando sobre a morte de Fidel Castro.(...)
Para ouvir o comentário completo veiculado na rádio FM Cultura 107,7, no dia 27/09/2011, no programa Cultura na Mesa, clique aqui:
http://www.baixa.la/arquivo/1137351
Trilha sonora do comentário:
"Al' Carretero" - do CD "Congo to Cuba" - Chico Alvarez - pesquisa de Marta Schmitt

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Lampião o bandido herói brasileiro


Está sendo lançado este mês o livro Lampião Violência e Esperteza da pesquisadora da fundação Casa de Rui Barbosa, Isabel Lustosa. Virgulino Ferreira da Silva, conhecido como Lampião,  foi o mais famoso cangaceiro de todos os tempos. Transformado hoje num mito nacional, Lampião liderou um bando de cangaceiros realizando ataques por toda a região nordeste incluindo sete estados e deixando um rastro de violência e medo. Hoje ele é um mito nacional, cantado em versos, inspirando a literatura, o cinema e todas as demais artes. Lampião e seu bando foram fotografados e filmados por Benjamin Abrahão, que retratou a rotina dos cangaceiros durante seis meses em 1936.
Em seu livro Lampião Violência e Esperteza, Isabel Lustosa, em uma narrativa bastante didática, apresenta a biografia deste que é considerado um símbolo de coragem, cabra macho e vingador do sertão pobre.
Na verdade Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, com seu bando, ao longo de mais de vinte anos matou de forma fria e muitas vezes com requintes de crueldade pais de família e jovens rapazes, e até mesmo famílias inteiras. Violentou mulheres, castrou homens, torturou e maltratou velhos, arrasou vilas e propriedades rurais. Lampião e seu bando enterravam gente viva, cortavam cabeças, marcavam com ferro em brasa o rosto de moças que considerassem vestidas de forma inadequada.
A ousadia de lampião não tinha limites e ele chegou a propor em carta ao governador de pernambuco, em 1926, que o Estado fosse dividido em dois, metade ficando sob seu comando, passando ele a ser o “governador do sertão”.
Embora Lampião tenha sido transformado, a partir dos anos 60, em símbolo de justiça social, o bom bandido que lutava contra a opressão, na verdade ele só se manteve em ação por tanto tempo, não só devido a sua astúcia, mas principalmente por que servia a classe dominante (.....)
Para ouvir o comentário completo clique aqui: 
http://www.baixa.la/arquivo/9749054
Comentário veiculado na FM Cultura 107,7 no dia 13/09/2011 no programa Cultura na Mesa
Trilha sonora do comentário - Trio Cangaço - "Lamento Nordestino"
Imagens retiradas do Google Imagens.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Histórias do Brasil - Série da TV Brasil

A TV Brasil está com uma série de documentários dramatizados  que contam partes da história do Brasil, desde antes do descobrimento até os dias atuais. As narrativas dramáticas ambientadas em dez períodos da nossa história são intercaladas com comentários de historiadores e professores de diferentes universidades brasileiras. Os micro-documentários forma realizados numa parceria entre a Revista de História da Biblioteca Nacional e a produtora Conspiração Filmes.
No total são dez docudramas, com 25 minutos cada, que narram fatos ocorridos desde o primeiro contato dos índios com europeus, passando pelo cotidiano dos escravos no engenho; a cobiça pelo ouro; a guerra pelo açúcar; a Guerra do Paraguai; o Estado Novo até a construção de Brasília.
Para ler a matéria sobre o tema veiculada na página da Revista de História da Biblioteca Nacional acesse:
http://www.revistadehistoria.com.br/secao/na-rhbn/passado-revisto-na-televisao
Para assistir aos capítulos acesse:

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A China após 35 anos da morte de Mao Tsé-Tung


No dia 09 de setembro de 1976 morria o líder maior da China comunista, Mao Tsé-Tung. Passados 35 anos de sua morte hoje a China é a segunda potência econômica mundial superando o Japão. Mas a China herdada por Mao em 1949 era bem diferente.
Na década de 40 do século XX a China entrou num período conturbado com interferências estrangeiras, guerra civil e desintegração. Um partido nacionalista o Kuomintang ou KMT, tentava governar o país e controlar os generais. Em 1925 seu líder era Chiang Kai-Shek. O Partido Comunista Chinês surge em 1921 inicialmente cooperando com o Kuomintang. Ambos lutaram contra a invasão japonesa da China em 1937. Mais tarde o KMT tentou exterminar os comunistas. Estes sob a liderança de Mao Tsé-Tung deram início ao que ficou conhecido como "A Longa Marcha" – percorrendo quase 10 mil quilômetros de 1934 a 1935 criando uma base de poder no norte da China e em 1949 Mao Tsé-Tung assumiu o controle de toda a China permanecendo seu líder até sua morte em 1976. (...)

Para ouvir o comentário completo clique aqui: http://www.baixa.la/arquivo/945733

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Sugestão de leitura - HQ e História dá uma boa mistura!

Parece que os tempos de Fidel Castro estão prestes a chegar ao seu final. O líder cubano está novamente em um estado bastante crítico de saúde. Para quem não acompanhou a história de Cuba e Fidel vale conferir o livro  CASTRO, uma biografia em quadrinhos, de um dos mais premiados quadrinistas alemães da atualidade Reinhard Kleist. A tradução para o português foi feita por dois professores da UFRGS. Michael Korfmann é Prof. de Literatura Alemã e Margit Neumann é membro da Sociedade para o Fomento e a Pesquisa da Língua Alemã da UFRGS.
Reinhardt Kleist é autor também das HQs: Johnny Cash - uma biografia (graphic novel premiada) e Elvis - biografia do rei do rock em quadrinhos.



Belo trabalho. Confira!

190 anos do nascimento de Anita Garibaldi


Há 190 anos nascia Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi. São poucas as informações confiáveis sobre ela. Sua cidade natal, segue sendo uma polêmica: teria sido Lages ou Laguna? Ambas cidades reivindicam este título. Sua verdadeira imagem é conhecida apenas por um pequeno retrato pintado pelo artista italiano Gaetano Gallino. Mas a bravura desta mulher nascida em 30 de agosto de 1821, em Santa Catarina, é fato incontestável.
Anita Garibaldi foi uma figura ímpar em pleno século XIX, em uma sociedade onde as mulheres pouco podiam participar ativamente.(...)

Para ouvir o comentário completo veiculado na rádio FM Cultura de Porto Alegre, 107,7 clique:
http://www.baixa.la/arquivo/8516787

Trilha sonora do comentário: Anita Garibaldi - Monica Ramos


       O jornalista Paulo Markun escreveu uma excelente biografia de Anita Garibaldi publicada pela editora do Senac e que já está em sua 6° edição.
                                                Vale conferir!